Atenção: nosso site está em atualização e finalização.

UM POUCO DE HSTÓRIA

A BONJA

“Compreender o passado é fundamental para entender o presente e planejar o futuro de um lugar. A história de um bairro, suas transformações e permanências, suas lutas e conquistas, suas memórias e identidades, são elementos que contribuem para a construção de uma visão mais ampla e integrada do território. Conhecer a história de um lugar é essencial para que o planejamento urbano seja participativo, democrático e inclusivo, considerando as demandas e necessidades da comunidade e valorizando a diversidade cultural e social do bairro.” 

(SANTOS, 2018)

Olhar para a história da Bonja é fundamental para compreender a trajetória do território e suas transformações, para assim poder planejar o futuro de forma participativa e inclusiva. Localizada em Porto Alegre, a Bom Jesus, carinhosamente chamada de Bonja pelas pessoas que vivem ali, é uma região localizada na Zona Leste de Porto Alegre e que abriga a Vila Grande Mato Sampaio, uma das vilas mais antigas, que teve origem em ocupações irregulares nas décadas de 1950 e 1960 do século XX.

A Vila Mato Sampaio surgiu em 13 de outubro de 1953, quando o Departamento Municipal da Casa Popular realocou cerca de cento e cinquenta famílias oriundas das Vilas Ilhota e Doca das Frutas para essa região rural. Inicialmente, a instalação da Vila Mato Sampaio trouxe grandes desafios, como falta de infraestrutura adequada, ausência de serviços básicos como água encanada e energia elétrica, além de segurança precária.

No entanto, ao longo do tempo, a comunidade lutou por melhorias e conquistou avanços, como a chegada de energia elétrica, do calçamento, da rede de esgoto e a construção de equipamentos públicos, como escolas e unidades de saúde. Ao longo dos anos, outras vilas foram se formando na vizinhança, como a Vila Pinto e a Divinéia, dando origem ao bairro que é delimitado atualmente como Bom Jesus.

Hoje, a região passa por um processo de transformação devido à escassez de terras urbanas em outras regiões da cidade e a especulação imobiliária. Isso tem levado à implantação de conjuntos habitacionais de classe média em áreas que antes pertenciam à Bonja e atualmente fazem parte dos limites do Jardim Salso.

2. SANTOS, A. M. dos. A importância da história para o planejamento urbano participativo. In: SANTOS, A. M. dos; CARVALHO, M. B. de (org.). História, Cultura e Participação: Diálogos Interdisciplinares. Ponta Grossa: Atena Editora, 2018. p. 17-28.

3. Este texto foi extraído e adaptado do material de pesquisa ‘A História da Vila Grande Mato Sampaio na Perspectiva de seus moradores’, desenvolvido pelo DEMHAB / POA em 2013.

LOCALIZAÇÃO

MAPA DA BONJA

*SANTOS, A. M. dos. A importância da história para o planejamento urbano participativo. In: SANTOS, A. M. dos; CARVALHO, M. B. de (org.). História, Cultura e Participação: Diálogos Interdisciplinares. Ponta Grossa: Atena Editora, 2018. p. 17-28.

* Este texto foi extraído e adaptado do material de pesquisa ‘A História da Vila Grande Mato Sampaio na Perspectiva de seus moradores’, desenvolvido pelo DEMHAB / POA em 2013.